Introdução a Como funcionam as baterias dos carros elétricos

­O carro pode ser uma coisa maravilhosa. Ele pode te levar aonde quiser e quando quiser, até mesmo aos lugares onde não existe transporte público. De fato, muitas coisas da vida moderna não seriam possíveis sem os automóveis. Eles nos levam ao trabalho, escola, mercados ou até ao shopping local. Infelizmente, por mais q­ue sejam maravilhosos, eles também têm algumas sérias desvantagens. Duas delas são que eles geralmente custam muito para manter e poluem a atmosfera com gases nocivos. A poluição do ar tornou-se um problema sério em muitas áreas urbanas, e com os preços de gasolina batendo recordes, o motor de combustão interna logo será um luxo que a sociedade simplesmente não conseguirá pagar.

Bateria de carro elétrico
©iStockphoto.com/Giorgio Fochesato
Poluição, neblina e o tráfego intenso enchem as ruas da cidade de Pequim, na China

Poucas pessoas estariam dispostas a desistirem dos carros, mas existe um jeito de termos o poder e a conveniência de um carro sem a poluição e o gasto causado pela combustão da gasolina? Felizmente, existe. Muitos pensam que os carros - do não tão distante futuro - irão rodar não só com a gasolina, mas com eletricidade também. De fato, os carros elétricos, também conhecidos como veículos elétricos, não são tão futuristas assim. Os veículos elétricos existem desde a primeira metade do século 19; porém, mesmo hoje, no século 21, os motores de combustão interna ainda dominam. Mas por que os carros elétricos não pegaram?

O coração de um carro elétrico é a sua bateria. Diferente das baterias da
maioria dos carros, que servem principalmente para ligar o motor e acessórios como o rádio ou o condicionador de ar, a bateria de um carro elétrico serve para tudo. Em primeiro lugar, ela liga o motor elétrico ou, mais precisamente, ela liga um controlador, que por sua vez liga o motor elétrico. Então, ela precisa ser poderosa e durar o bastante para levar os motoristas aonde eles precisam ir com um mínimo de recarga. Até recentemente, nenhuma bateria foi fabricada que pudesse tornar os carros elétricos competitivos com os movidos a gasolina. Porém, Isso está começando a mudar. Os carros elétricos não só tornaram-se viáveis, mas espera-se que agora eles comecem a sair das linhas de montagem dos grandes fabricantes de automóveis.

Leia a próxima página para descobrir se as baterias um dia serão uma maneira prática de ligar um automóvel.